Implantologia Avançada

Reabiltação Oral Complexa

Técnica Semi-fixa

Se possui falta de dentes, fique já com a informação de que as próteses convencionais não são a única forma de repor os seus dentes perdidos ou danificados. Os implantes dentários tornaram possível a reabilitação com dentes muito semelhantes aos dentes naturais a pessoas que perderam dentes devido a cárie, doença periodontal, lesões, defeitos congénitos. A falta de dentes não só inibe inconscientemente as pessoas de sorrir e de falar, como também poderá afectar a sua mastigação e fala.

A reabilitação com implantes é composta por duas etapas: a primeira é a colocação do implante propriamente dito no osso, o qual irá cicatrizar, osteointegrar (termo médico para a cicatrização do implante no osso) durante 2 a 4 meses dependendo do tipo de osso e do tipo de implante utilizado. Uma vez que o implante esteja osteointegrado é efectuado um molde ao implante e confeccionada a coroa personalizada para o paciente.

O resultado é um dente ou dentes que tanto em termos estéticos como em termos da sua própria sensibilidade dentro da boca, se confundem com dentes naturais, melhorando a mastigação e a fala e melhorando a estética do seu sorriso.

Na Reabilitação Oral Complexa não nos limitamos a “fechar ou tapar buracos” no sorriso dos nossos pacientes. Temos de ter sempre presente um tratamento onde a estética está fortemente associada e depende da função, equilíbrio e saúde oral e geral do paciente. E é desta forma que surge a necessidade de levarmos a cabo reabilitações totais e complexas, onde todos os dentes, toda a boca é reabilitada.

É o que eu e a minha Equipa fazemos na Reabilitação Oral Complexa.

Com as técnicas actuais, com os materiais mais recentes, conseguimos elevar o patamar da Implantologia Moderna para uma Implantologia Avançada.

Um dos bons exemplos da Implantologia Avançada é a Técnica Semi-Fixa:

Esta técnica contempla a colocação de 3 implantes por maxilar, que são distribuídos de acordo com a disponibilidade óssea dos pacientes e por forma a fazer um triângulo. Nos implantes aparafusam-se umas peças (Locators®) que são os encaixes macho para os encaixes fêmeas que são colocados na estrutura protética, segurando assim a estrutura dentária. Uma das grandes vantagens desta reabilitação relativamente às tradicionais próteses acrílicas é que no caso da estrutura dentária superior não têm acrílico a cobrir o céu da boca.

Esta solução necessita que tenha de remover as estruturas fixas aos implantes para efectuar a sua higiene oral diária.

Está especialmente indicada para pacientes que são desdentados totais e têm dificuldade em segurar as próteses acrílicas tradicionais devido à perda acentuada de osso e gengiva, ou para pacientes que procuram uma solução melhor que uma simples prótese acrílica, mas que por diversas razões não podem fazer a solução Técnica Dentes em 1 Dia.

Casos Clínicos

Artigos Recentes